Equipe
Diretora presidente
Ana Paula Jones
Artista Autoral, Especialista em Antropologia Teatral e Performing Arts, Consultora em Economia Criativa. Comunicadora, Engenheira Social, Pesquisadora dos Povos e Comunidades Tradicionais.
Acumula 32 anos de experiência em artes cênicas, pesquisadora de rituais e expressões vivas, trabalha com comunicação, educação, formação, empreendedorismo, produção audiovisual, criação, elaboração, produção de projetos culturais, ambientais, sociais e de desenvolvimento humano. Já realizou o “Seminário Expressões Vivas” em países como EUA, Espanha, Kenya, Senegal, Angola e EUA. Bacharel em Artes Cênicas/ Interpretação pela Universidade do Rio de Janeiro/ Uni-Rio, Cursou Direção Teatral na UFRJ, e foi aluna especial do Mestrado EAD/ ECA USP e da Antropologia – FFLCH USP
Vice presidente
Mozart Mesquita
Pai de dois meninos lindos de 4 e 11 anos, Mozart Mesquita atua na economia criativa desde os anos 90. Recentemente decidiu que precisava encher a boca para dizer aos seus meninos o que estava fazendo e qual o legado que gostaria de deixar para eles nesse planeta. Propósito passou a ser uma palavra de ordem e a preservação do meio ambiente uma missão. Aprender sobre como agir de forma cada vez mais correta em relação ao planeta que queremos que os nossos filhos vivam tem sido seu principal objetivo e o que o levou a encampar o projeto Dia da Terra no Brasil.
Conselheiro
Pierre Lussier
AMBIENTALISTA E FUNDADOR DO JOUR DE LA TERRE CANADÁ, além de ser VICE-PRESIDENTE do Conselho de Administração, Pierre atua pelo meio ambiente no Quebéc e no Canadá desde antes da sua fundação em 1991. Foi responsável pela gestão das operações quotidianas e pela supervisão da concepção e implementação de programas e iniciativas com os parceiros da organização e a sociedade civil. É também director do Fundo Ecológico IGA.
Produtora executiva
Flávia Barion
Atua como produtora executiva com foco em planejamento estratégico há 20 anos no meio cultural. Participou de grandes projetos em musicais renomados, peças de teatro, entretenimento e audiovisual. Trabalhou em produtoras como Chaim Produções e Endemol Shine Brasil. Visando tomar um outro rumo para sua carreira com foco mais social e ambiental, surgiu a oportunidade de fazer parte do time da Associação Dia da Terra onde trabalha atualmente.
Desenvolvimento institucional e Relações com imprensa
Raquel Luccat
Atua em projetos, empresas e instituições diversas, no âmbito da Comunicação e das Relações Institucionais. Trabalhou em projetos nacionais e internacionais de Arte, Arquitetura, Design e Meio Ambiente, no Instituto Tomie Ohtake, no Masp, Museu da Casa Brasileira, entre outros. Foi Assessora de Comunicação do UOL, da Caixa (na área cultural), de entidades voltadas para categorias profissionais, de importantes construtoras, escritórios de arquitetura e urbanismo, e de artistas e galerias de arte. É radialista, tendo produzido e apresentado programas de entrevistas, música e comportamento. Viabilizou dezenas de publicações, eventos e exposições, no Brasil e no exterior. No Dia da Terra, dedica-se ao desenvolvimento institucional, buscando parcerias, recursos e visibilidade pública para o movimento.
Parcerias/Institucional
Andrea Caciji
Gestora de projetos, produtora e assessora executiva em ações de cunho ambiental, criativo e sócio cultural. Dentre os projetos em que esteve envolvida estão: Assessoria Executiva implantação de paisagismo “Parque Olímpico Rio 2016” (2014-2016); Apoio técnico e Assessoria Comercial jardins verticais “Grand Hyatt Hotel Barra” (2016); Apoio técnico e Assessoria Comercial restauração dos jardins do “Palácio Gustavo Capanema” (2014-2016); Documentário “A Margem da Paisagem” (2013); Obra de Landart “O Caminho do Rio” (2013); Exposição “Sonho Verde Azulado”, Claudia Andujar (2012); Galeria Santo Amaro, Galeria Grafitti e Árvore RG no Sesc Santo Amaro (2012); EBEFI – Encontro Brasileiro de Economia da Foto e Imagem (2011); Exposição “Noturnos”, Cássio Vasconcellos (2010); Intervenção artística “Boulevard Theatro Municipal do Rio de Janeiro” (2010).
Assessora executiva
Agel Pimenta
Formada em Comunicação Social e Mestre pelo Museu de Arte Contemporânea da USP, foi pesquisadora Capes durante três anos e se especializou nas áreas cultural e audiovisual, trabalhando com a elaboração de projetos culturais e na produção de casting de grandes produtoras de São Paulo.
Coordenador técnico e agrofloresteiro
Iuri Timoner
Permacultora e Eco cozinheira
Bia Goll
Pesquisadora de comida de verdade in loco. Visita fazendas e sítios, investiga receitas regionais e compartilha histórias e culturas no Brasil e no mundo. Por oito anos foi proprietária do restaurante Otto Bistrot (SP), espaço de ousadia gastronômica e social, onde usava ingredientes não industrializados e organizava eventos com produtores, aulas de permacultura, gastronomia, exposições e apresentações de artes e atitude sustentável. Desde 2012 presta consultoria para desenvolvimento de cardápios para escolas, empresas e restaurantes. Em 2016 participou da exposição “Vestígios”, uma das primeiras de food art no Brasil e do Food Art Week Paris, em 2017 Berlin , 2018 cidade do México. É uma das idealizadoras do Festival de Agricultura Urbana de São Paulo que agora em 2023 realizou sua 7° edição.Em 2018/19 participou do projeto alimentACAO , junto com a prefeitura de SP levando comida saudável e consciência ecológica para as comunidades de baixa renda de São Paulo.
conselheira estratégica
Naila Broisler
Fundadora da Mira Impacto, uma consultoria de Impact Thinking, Naila atua como estrategista e consultora de planejamento estratégico, mensuração e avaliação de impacto. Motivada por desbravar novos horizontes e desenhar o futuro por meio de estratégias transversais de impacto positivo, Naila possui uma carreira diversificada, tendo contribuído para o planejamento e a coordenação de projetos que impulsionam a economia criativa nos setores cultural, social, de design e de empreendedorismo. Ela também é Conselheira Estratégica do Dia da Terra Brasil e Multiplicadora B do Sistema B Brasil, apoiando organizações no desenvolvimento de estratégias para a sustentabilidade nos negócios, na sociedade e no meio ambiente.
webmaster
Ezio R. Lorenzetti
A busca por um mundo melhor e uma Terra mais saudável começou quando, aos 10 anos, entrou para o movimento escoteiro, que por mais de 8 anos incutiu nesse jovem os valores essenciais para a preservação da natureza, as boas práticas sociais e compreender melhor o mundo. Viajante por natureza, gosta de conhecer novos lugares e culturas, bacharelado e com MBA em marketing pela ESPM, desenvolvedor fullstack pela Digital House e especialização em Frontend pala Rocketseat, utiliza seus conhecimentos em internet e programação como instrumentos para divulgar ideias, projetos e estratégias para tornar o mundo mais acessível e cuidar desse planeta de forma sustentável.
Assistente Administrativo
Lyam Leandro
Estagiário em Projetos no IDIS. Estudante de Ciências Econômicas pela universidade Unip. Desde 2020 vem atuando em causas sociais em busca de um sonho… A conscientização humana. Foi em 2020 voluntário em uma ong com foco exclusivo em pessoas trans. Coordenador da comunicação na Ong no período do auge da pandemia do COVID-19, estruturando todas as mídias sociais para o aporte financeiro ao auxílio da “comunidade” trans, além de construir a parte administrativa da Ong. Participou de vários núcleos para pessoas trans e foco em LGBTQIA+, como: IBRAT, CATS, Núcleo de Transmasculinidades, projetos com a UNIFESP, Museu da Pessoa, Festivais Sociais Culturais, dentre outros. Desde 2022 atua com programas nacionais de incentivo à cultura (PRONAC) entre eles: Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, Banca Galeria (Vivara), entre outros. Em 2023 participou do projeto da reinauguração da Casa das Rosas, e em 2024 é coordenador técnico e educativo para o projeto Dia da Terra, que ocorrerá em Guaratiba (PRO-MAC), além de ser palestrante sobre o tema: “Pessoas trans no meio coorporativo”. Foi estagiário na Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (2021-2023).
Conselheiro
Fábio Gomes
Jornalista, especialista na cultura popular brasileira, músico, dançarino, compositor, performer, roteirista e um inquieto co-criador. Fábio é um multiartista pernambucano, que empreende seus conhecimentos como Ogãn da tradição afrobrasileira Nagô Egbá na difusão da percussão e da música como ferramenta de transformação real, servindo de processos educativos, sociais e de práticas culturais. Fábio foi discípulo de Naná Vasconcelos no projeto educativo Flor do Mangue aos 14 anos, no Bairro dos Coelhos/ PE. Fábio Gomes é Diretor Artístico da Associação Raízes da Tradição desde 2014, e junto com Ana Paula Jones, dirigiu a série audiovisual “Oganagô Percussivo: Raízes da Tradição” com mais de 10 expressões vivas e ritmos afro indígenas nordestinos, contendo um rico acervo de mais de 23 anos de performing arts e rituais de comunidades de povos e comunidades tradicionais registrados no acervo da Raízes.
Conselheiro
João Bamiléké Monteiro
Omo Sàngó, Historiador, descobriu ter origens Bamiléké após realizar mapeamento genético, especialista em Preservação de Material Gráfico, articulador cultural, atuou por mais de 15 anos no Arquivo Público de Pernambuco, atualmente Técnico em Educação quilombola da Gerência de Educação Quilombola da Secretaria de Educação de Pernambuco, Membro do STATE OF THE AFRICAN DIASPORA – SOAD, deste julho de 2020, brincante, Rei da Nação de Maracatu Sol Brilhante, Membro colaborador da Comissão da Verdade sobre a Escravidão da OAB/PE, Coordena o Projeto Conexão Nagô, Nigéria-Benim.