Eventos e ações
O papel dos cidadãos e municípios na transição ecológica
Em 2050, dois terços da população mundial viverão em cidades e centros urbanos. Os impactos das alterações climáticas são vividos, sentidos e observados a nível local, o que coloca as cidades na vanguarda da luta. As populações urbanas reúnem especialistas de todos os setores da vida, permitindo a troca de ideias e a procura de soluções práticas adaptadas aos problemas locais.
As comunidades são as mais bem colocadas para conhecerem verdadeiramente as suas necessidades. Pois suas estruturas facilitam a adaptação a contextos locais específicos e a implementação de planos de ação para responder a diferentes realidades, com compromissos rápidos e concretos.
Em um momento em que somos confrontados com a necessidade urgente de agir face à crise ambiental e social, as nossas cidades e aldeias desempenham um papel de liderança na necessária transição ecológica em curso.
O Dia da Terra, celebrado todos os anos a 22 de abril, é um momento-chave para reunir a nossa sociedade e ter um impacto positivo no ambiente. Junte-se ao movimento de pessoas e municípios comprometidos nesse e nos próximos anos.
Veja abaixo as ações desenvolvidas e cadastre a atividade que você ou sua cidade está promovendo pela Terra, seja no dia 22 de abril, seja em todos os outros dias!